Aqui, registrarei minhas reflexões e inquietações resultantes das discussões realizadas nas aulas de Tópicos Avançados em Estudos Textuais: Hipertexto e Gêneros Digitais,ministradas pelo Prof. Dr. Luiz Fernando Gomes, no Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPGLL/UFAL) do qual sou estudante de doutorado, com área de concentração em Linguística - Análise do Discurso francesa.
Meu interesse em cursar a disciplina surgiu pela necessidade que tive de compreender o funcionamento e a produção de sentidos dos gêneros digitais, especialmente, do hipertexto, na escola brasileira, uma vez que os gêneros digitais vêm sendo apresentado, nos discursos oficiais e midiáticos, como alternativas "eficazes" para o ensino de língua materna e/ou estrangeira.
Espero que, ao final da disciplina, eu tenha compreendido melhor o que é e como funciona o hipertexto. Nesse caminho, acredito que perderei "certezas", ganharei mais dúvidas, e terei iniciado um percurso de investigação que não se esgotará no espaço da universidade.
Gostaria de pausar esta apresentação com uma citação que, a meu ver, remete ao processo de conhecimento de algo que se mostra novo para nós:
"O momento de uma descoberta tem fundamentalmente a ver com o desequilíbrio de uma certeza" (Michel Pêcheux, Semântica e Discurso, p. 303).
Nenhum comentário:
Postar um comentário