Na nossa primeira aula, o professor Luiz Fernando apresentou o plano da disciplina Tópicos Avançados em Estudos Textuais: Hipertexto e Gêneros Digitais, enfatizando os objetivos, o processo de avaliação e abertura do plano para outras possíveis discussões acerca do hipertexto.
Nesse momento, escrevemos o que entendíamos por hipertexto. Achei, haja vista que, no final da disciplina, poderemos retomar o que escrevermos e veremos como avançamos na compreensão da temática.
Iniciamos, também,a leitura do texto "Breve histórico do hipertexto" (disponível em: http://luizgomes39.wix.com/hipertexto#!aula-um/cihc), de Luiz Fernando Gomes. Nessa leitura inicial, vimos que o hipertexto foi desenvolvido, no computador, por Theodore Nelson, em 1960, como um trabalho de pós-graduação em Harvard" Para Nelson, o hipertexto "era um trecho de texto verbal ou pictórico interconectado com inúmeros outros trechos, por meio de links, de forma complexa, isto é , não linear, que não pode ser representado de forma conveniente de forma impressa (GOMES, 2011, p.4).
Com o decorrer dos anos, a noção de hipertexto foi ampliada, até chagarmos na Web 2.0, que é caracterizada pela possibilidade de produção de conteúdos de todos os usuários . Dessa forma "Podemos dizer que a Web, hoje, é um hipertexto aberto, pois quais tudo que há nela está interconectado e documentos podem ser acessados e acrescentados a a partir de qualquer ponto (mesmo simultaneamente). A Web caracteriza também um hipertexto descentralizado - não há uma sede da Web - e também não hierárquico, isto é a Web não tem chefe ou dono" ( GOMES, 2011, p. 7).
Referência:
GOMES, Luiz Fernando. Hipertexto no Cotidiano Escolar. Série Trabalhando Com. São Paulo:Cortez Editora, 2011, p. 15-25.
Nenhum comentário:
Postar um comentário