Na última quarta-feira (2/8), retomamos a discussão sobre a história do hipertexto, com base no texto "Breve histórico do hipertexto" (2011), de Luiz Fernando Gomes. Refletimos sobre questões sugeridas pelo Professor, 16 questões, especificamente, disponíveis no site da disciplina (http://media.wix.com/ugd/9e4e57_cf50f3f4505c46d8b7d6187acaf3d9d8.pdf)
Um dos pontos importantes para destacarmos é o que se refere à criação da "edição de texto em tela", por Douglas Engelbart e sua equipe. A equipe construiu o primeiro sistema para linkar blocos de informação, criando, também, o pioneiro sistema de hipermídia para computadores.
No segundo momento da aula, iniciamos a leitura do texto "Texto e hipertexto: o 'hiper do hipertexto e outras questões" (Luiz Fernando Gomes, 2010). O texto traz uma preocupação com o estudo do hipertexto nas pesquisas desenvolvidas na Linguística, uma vez que esse gênero digital é definido sob diversas perspectivas, sendo, usualmente, caracterizado segundo sua usabilidade e sua técnica, já que foi desenvolvido no campo da informática.
Segundo Gomes (2010, p. 2), "é necessário entender melhor o hipertexto como objeto de estudo da linguística, sua produção e recepção e sua usabilidade, esta relacionada ao hipertexto enquanto produto tecnológico. A visão que tivermos do hipertexto trará implicações aos papéis que atribuímos aos seus autores e aos leitores".
GOMES, Luiz Fernando. Hipertextos Multimodais: leitura e escrita na Digital. Jundaí: Paco Editora, 2010, p. 19-32.
Nenhum comentário:
Postar um comentário