sexta-feira, 6 de novembro de 2015

21/10

No encontro do dia 21/10, tivemos, como ponto principal da aula, as discussões acerca da atividade proposta pelo Professor na primeira aula após a greve.

Gostei muito do debate, que funcionou da seguinte maneira: cada representante de grupo apresentou uma possível resposta para cada questões e, em seguida, o Professor abriu espaço para o debate, fazendo considerações sobre as respostas.

Como faltei à aula do dia 7, e não fiquei em nenhum grupo, apresento as reflexões que elaborei a partir das questões propostas. Sem dúvida, o debate no dia 21 foi fundamental para esclarecer alguns pontos. Vejamos:


1- Apontem as principais semelhanças e diferenças entre texto e hipertexto, dividindo-as em três aspectos: (1) sua constituição; (2) questões referentes à leitura; (3) questões referentes à sua produção para fins educacionais, tanto para o ensino quanto para a aprendizagem.

Constituição: hipertexto e texto têm características que os aproximam, sobretudo, às que concernem aos fatores de textualidade, como: coesão, coerência, informatividade, intencionalidade,  situacionalidade. Quanto às características que os diferenciam é valido destacar a linearidade do texto, ao contrário do hipertexto, que é multidimensional. A principal característica do hipertexto é a presença de links, havendo, assim, uma dependência constitutivo com o meio digital. 


Leitura: texto e hipertexto produzem sentidos em condições de produção específicas.No hipertexto, a leitura pode não obedecer a uma hierarquia, já que os links ( de expansão, de conexão, por exemplo), possibilitam a leitura de outros textos ao longo do hipertexto. A leitura do hipertexto se dá, exclusivamente, no meio digital, mas, é válido ressaltar, não há muitas pesquisas que tratam  dos processos cognitivos referentes à leitura de hipertextos.


Educação: o uso de hipertexto na escola pode ser um recurso no processo de letramento dos alunos. O uso de imagens, links, característicos do formato hipertextual. Convém ressaltar que a proposta pedagógica, a abordagem do docente é um fator crucial para o trabalho com textos e hipertextos, pois a prática pedagógica direciona as atividades que os alunos deverão realizar no processo de ensino-aprendizagem.


 2- Qual a relação entre internet, web e hipertexto?


A internet compreende o conjunto de redes interligadas, a web é uma rede/suporte da internet, o
 serviço mais utilizado na internet, tendo uma estrutura hipertextual. Assim, há uma relação intrínseca entre web e hipertexto.


3- Quais as principais funções dos links? Dentre as funções chamadas retóricas, quais as que vocês percebem como as mais importantes ou as mais usuais?

Como elementos estruturais do hipertexto, os links apontam para outros hipertextos, ampliando, expandido informações.  Os links retóricos são os mais utilizados, pois explicam e ampliam os hipertextos. Há, também, os links maliciosos que, embora desejados, aparece na estrutura hipertetxual da web reiteradamente.

4- Sobre o chamados gêneros digitais, apresentem a(s) definição(ões) de gênero que perceberam ser mais produtivas para suas pesquisas/atividades com as linguagens no meio digital.  Com base nessa(s) teoria(s) façam um elenco de gêneros digitais, justificando cada um dos gêneros elencados mediante um enquadramento teórico.

A perspectiva de gêneros digitais como modalidades dos gêneros textuais é propícia para a discussão que estamos realizando. Assim, os gêneros digitais podem ser concebidos como gêneros textuais que se materializam na web, tais como: blog, e-mail. Assim, os chamados gêneros digitais, enquanto gêneros discursivos, são socialmente construídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário