segunda-feira, 4 de maio de 2015

Aula 29/04

No primeiro momento da aula, o prof. Luiz Fernando apresentou a proposta do 3º Encontro de Editores de Revistas Acadêmicas - Políticas editoriais para periódicos da área de Letras e Linguística: critérios, tendências e perspectivas , que será realizado nos dias 14 e 15  de maio, na Universidade Federal de Alagoas.

Sabia mais sobre o evento aqui.

No segundo momento da aula, retomamos a discussão sobre Hipertexto, suas definições e características, com base no texto " Hipertexto: definição, tipologia e características", disponível aqui, do prof. Dr. Luiz Fernando Gomes. 


Inicialmente, é preciso destacar que não há uma definição unica de hipertexto. Gomes propõe que consideramos, para a nossa discussão, a seguinte noção de hipertexto:



"O hipertexto pode ser entendido como um texto exclusivamente virtual que possui como elemento central a presença de links. Esses links, que podem ser palavras, imagens, ícones, etc., remetem o leitor a outros textos, permitindo percursos diferentes de leitura e de construção de sentidos a partir do que for acessado e, consequentemente, pressupõe certa autonomia de escolha dos textos a serem alcançados através dos links. É um texto que se atualiza ou se realiza, se concretiza, quando clicado, isto é, quando percorrido pela seleção dos links" (GOMES, 2011, p. 2).



A classificação dos hipertextos também é abordada pelo autor. Os hipertextos são organizados em duas categorias: abertos e fechados.
Nos abertos, os links remetem a documentos que estão em outros servidores. Gomes (2011) explica que a web é um exemplo genérico de hipertexto aberto. Nos hipertextos fechados, os conteúdos são encontrados apenas numa unidade, não podendo haver alterações, como o CD-ROM, por exemplo.
O autor ressalta que há textos abertos que permitem que o leitor acrescente links e/ou participe da própria escrita do texto, como, por exemplo a Wikipedia.

No tocante, à estrutura e a flexibilidade de navegação, o hipertexto é classificado em quatro tipos, a saber: linear, hierárquico, reticulado e em rede. Abaixo, alguns exemplos:



Sequencial/Linear
Adicionar legendahttp://pt.slideshare.net/iarasantos/o-que-hipertexto-4551177



No modelo sequencial, a leitura é linear. 


Hierárquico
http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/


No modelo hierárquico, há uma entrada principal  pela qual o leitor tem acesso a documentos. (GOMES, 2011)

Reticulado
http://www.mec.gov.br/

O modelo reticulado permite maior acesso, mas não integra todos os documentos (GOMES 2011).


No modelo em rede, todos os documentos são acessados a partir e qualquer ponto. (GOMES 2011).

Importância das pesquisas sobre tipos de hipertexto para a Linguística:

Tratar de definições e tipos de hipertexto traz algumas implicações/contribuições desafios para nós, enquanto professores/pesquisadores de línguas.
Nesse sentido, o estudo de tipos de texto mostra à Linguística um campo de produções que ultrapassam os limites dos critérios e definições postas. O hipertexto, que tem como principal característica a presença de links, tem especifidades textuais e apresenta uma estrutura argumentativa que pode mobilizar pesquisas em torno da compreensão dos mecanismos de produção de sentidos desses/nesses textos digitais.

Importância para o ensino de leitura e escrita de hipertexto:

O ensino da leitura e escrita de hipertextos pode ser pensado em relação à diversidade de seus tipos, os quais requerem formas/estratégias/habilidades de leitura/escrita, que podem começar a ser desenvolvidas  em contextos de sala de aula. 

Papel da escola no ensino de leitura e escrita de hipertextos:

À escola cabe o trabalho linguístico-discursivo com os diferentes tipos de hipertextos, não tratando-os como meras ferramentas tecnológicas, mas como uma possibilidade de  novas práticas de letramento.






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