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No segundo momento da aula, retomamos a discussão sobre Hipertexto, suas definições e características, com base no texto " Hipertexto: definição, tipologia e características", disponível aqui, do prof. Dr. Luiz Fernando Gomes.
Inicialmente, é preciso destacar que não há uma definição unica de hipertexto. Gomes propõe que consideramos, para a nossa discussão, a seguinte noção de hipertexto:
"O hipertexto pode ser entendido como um texto exclusivamente
virtual que possui como elemento central a presença de links.
Esses links, que podem ser palavras, imagens, ícones, etc.,
remetem o leitor a outros textos, permitindo percursos diferentes
de leitura e de construção de sentidos a partir do que for
acessado e, consequentemente, pressupõe certa autonomia de
escolha dos textos a serem alcançados através dos links. É um
texto que se atualiza ou se realiza, se concretiza, quando clicado,
isto é, quando percorrido pela seleção dos links" (GOMES, 2011, p. 2).
A classificação dos hipertextos também é abordada pelo autor. Os hipertextos são organizados em duas categorias: abertos e fechados.
Nos abertos, os links remetem a documentos que estão em outros servidores. Gomes (2011) explica que a web é um exemplo genérico de hipertexto aberto. Nos hipertextos fechados, os conteúdos são encontrados apenas numa unidade, não podendo haver alterações, como o CD-ROM, por exemplo.
O autor ressalta que há textos abertos que permitem que o leitor acrescente links e/ou participe da própria escrita do texto, como, por exemplo a Wikipedia.
No tocante, à estrutura e a flexibilidade de navegação, o hipertexto é classificado em quatro tipos, a saber: linear, hierárquico, reticulado e em rede. Abaixo, alguns exemplos:
O autor ressalta que há textos abertos que permitem que o leitor acrescente links e/ou participe da própria escrita do texto, como, por exemplo a Wikipedia.
No tocante, à estrutura e a flexibilidade de navegação, o hipertexto é classificado em quatro tipos, a saber: linear, hierárquico, reticulado e em rede. Abaixo, alguns exemplos:
Sequencial/Linear
Hierárquico
Reticulado
![]() |
Adicionar legendahttp://pt.slideshare.net/iarasantos/o-que-hipertexto-4551177 |
No modelo sequencial, a leitura é linear.
Hierárquico
![]() |
http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/ |
No modelo hierárquico, há uma entrada principal pela qual o leitor tem acesso a documentos. (GOMES, 2011)
Reticulado
![]() |
http://www.mec.gov.br/ |
O modelo reticulado permite maior acesso, mas não integra todos os documentos (GOMES 2011).
No modelo em rede, todos os documentos são acessados a partir e qualquer ponto. (GOMES 2011).
Importância das pesquisas sobre tipos de hipertexto para a Linguística:
Tratar de definições e tipos de hipertexto traz algumas implicações/contribuições desafios para nós, enquanto professores/pesquisadores de línguas.
Nesse sentido, o estudo de tipos de texto mostra à Linguística um campo de produções que ultrapassam os limites dos critérios e definições postas. O hipertexto, que tem como principal característica a presença de links, tem especifidades textuais e apresenta uma estrutura argumentativa que pode mobilizar pesquisas em torno da compreensão dos mecanismos de produção de sentidos desses/nesses textos digitais.
Importância para o ensino de leitura e escrita de hipertexto:
O ensino da leitura e escrita de hipertextos pode ser pensado em relação à diversidade de seus tipos, os quais requerem formas/estratégias/habilidades de leitura/escrita, que podem começar a ser desenvolvidas em contextos de sala de aula.
Papel da escola no ensino de leitura e escrita de hipertextos:
À escola cabe o trabalho linguístico-discursivo com os diferentes tipos de hipertextos, não tratando-os como meras ferramentas tecnológicas, mas como uma possibilidade de novas práticas de letramento.
Importância das pesquisas sobre tipos de hipertexto para a Linguística:
Tratar de definições e tipos de hipertexto traz algumas implicações/contribuições desafios para nós, enquanto professores/pesquisadores de línguas.
Nesse sentido, o estudo de tipos de texto mostra à Linguística um campo de produções que ultrapassam os limites dos critérios e definições postas. O hipertexto, que tem como principal característica a presença de links, tem especifidades textuais e apresenta uma estrutura argumentativa que pode mobilizar pesquisas em torno da compreensão dos mecanismos de produção de sentidos desses/nesses textos digitais.
Importância para o ensino de leitura e escrita de hipertexto:
O ensino da leitura e escrita de hipertextos pode ser pensado em relação à diversidade de seus tipos, os quais requerem formas/estratégias/habilidades de leitura/escrita, que podem começar a ser desenvolvidas em contextos de sala de aula.
Papel da escola no ensino de leitura e escrita de hipertextos:
À escola cabe o trabalho linguístico-discursivo com os diferentes tipos de hipertextos, não tratando-os como meras ferramentas tecnológicas, mas como uma possibilidade de novas práticas de letramento.
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