sábado, 23 de maio de 2015

Aula 20/04

Nosso último encontro foi dividido em dois momentos: apresentação dos hipertextos autoriais e tipos de links, e, no segundo momento, apresentação e discussão sobre os chamados gêneros digitais.

Eu, ArlyEdsonRoseaneLuciano e Alcilene.   Todos nós apresentamos hipertextos que produzidos e tipos de links que pesquisamos

A minha apresentação abordou as questões que postei aqui na postagem anterior, mas que irei retomá-las para situar minha fala na aula.

No primeiro momento, apresentei a análise estrutural de uma matéria retirada do site http://www.infomoney.com.br/






Como podemos observar, a matéria "Crise à vista? Hora de investir na carreira pública" apresenta seis 6 palavras/ links ( economia, inflação, confiança, crise, política e benefícios) que são entradas para outras páginas. Ao clicar no link economia, obtive páginas com assuntos sobre economia. Naquele momento, calculei 4.980 links. Sim, foi preciso fazer as contas, pois a página não apresenta o número de matérias relacionadas ao link economia. 


Em seguida, mostrei aos colegas o hipertexto educacional (para, especificamente, alunos de ensino médio) que produzi  a partir da música Monte Castelo da Banda Legião Urbana. O prof. Luiz ressaltou a importância da utilização de links que possibilitem uma maior argumentação por parte do leitor, essa observação foi realizada devido aos links  que propus no hipertexto, uma vez que, ao trabalhar a intertextualidade, pode-se pensar na relação entre os textos apresentados a partir dos links. Eis a atividade hipertextual que propus:

Proposta de de atividade para trabalhar a noção de intertextualidade. Os links são fundamentais para a compreensão e realização da atividade.



Monte Castelo



 

Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor eu nada seria
É só o amor! É só o amor
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja ou se envaidece
O amor é o fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor eu nada seria
É um não querer mais que bem querer
É solitário andar por entre a gente
É um não contentar-se de contente
É cuidar que se ganha em se perder
É um estar-se preso por vontade
É servir a quem vence, o vencedor
É um ter com quem nos mata a lealdade
Tão contrário a si é o mesmo amor
Estou acordado e todos dormem
Todos dormem, todos dormem
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face
É só o amor! É só o amor
Que conhece o que é verdade
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor eu nada seria



*        Aqui você pode  assistir o vídeo com a música  Monte Castelo.
*        Após a leitura dos textos, você conseguiu estabelecer uma relação(ões) entre eles? Qual(is)?
*        Você pode apresentar outros textos que apresentam algum diálogo com esses textos.



Por fim, apresentei os tipos de links indesejáveis que encontro diariamente quando acesso sites:

O primeiro chamei de "links que atrapalham". Sim, eles dificultam a leitura do site.


O segundo grupo chamei de "links que aparecem a partir de pesquisas feitas anteriormente". Há dias, realizei a pesquisa dos produtos destacados com a seta, e eles reaparecem todas as vezes em alguns sites que acesso.



Roseane e Cecília apresentaram o texto "Os gêneros textuais e o desafio de alfabetizar letrando", de Júlio César Araújo (UFC), disponibilizado blog da Luziana. A partir da apresentação, realizamos discussões acerca do texto.


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