Eu, Arly, Edson, Roseane, Luciano e Alcilene. Todos nós apresentamos hipertextos que produzidos e tipos de links que pesquisamos
A minha apresentação abordou as questões que postei aqui na postagem anterior, mas que irei retomá-las para situar minha fala na aula.
No primeiro momento, apresentei a análise estrutural de uma matéria retirada do site http://www.infomoney.com.br/
Como podemos observar, a matéria "Crise à vista? Hora de investir na carreira pública" apresenta seis 6 palavras/ links ( economia, inflação, confiança, crise, política e benefícios) que são entradas para outras páginas. Ao clicar no link economia, obtive páginas com assuntos sobre economia. Naquele momento, calculei 4.980 links. Sim, foi preciso fazer as contas, pois a página não apresenta o número de matérias relacionadas ao link economia.
Em seguida, mostrei aos colegas o hipertexto educacional (para, especificamente, alunos de ensino médio) que produzi a partir da música Monte Castelo da Banda Legião Urbana. O prof. Luiz ressaltou a importância da utilização de links que possibilitem uma maior argumentação por parte do leitor, essa observação foi realizada devido aos links que propus no hipertexto, uma vez que, ao trabalhar a intertextualidade, pode-se pensar na relação entre os textos apresentados a partir dos links. Eis a atividade hipertextual que propus:
Proposta de de atividade para trabalhar a noção de intertextualidade. Os links são fundamentais para a compreensão e realização da atividade.
Monte Castelo
É só o amor! É só o amor
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja ou se envaidece
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja ou se envaidece
O amor é o fogo que arde sem se ver
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer
É ferida que dói e não se sente
É um contentamento descontente
É dor que desatina sem doer
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor eu nada seria
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor eu nada seria
É um não querer mais que bem querer
É solitário andar por entre a gente
É um não contentar-se de contente
É cuidar que se ganha em se perder
É solitário andar por entre a gente
É um não contentar-se de contente
É cuidar que se ganha em se perder
É um estar-se preso por vontade
É servir a quem vence, o vencedor
É um ter com quem nos mata a lealdade
Tão contrário a si é o mesmo amor
É servir a quem vence, o vencedor
É um ter com quem nos mata a lealdade
Tão contrário a si é o mesmo amor
Estou acordado e todos dormem
Todos dormem, todos dormem
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face
Todos dormem, todos dormem
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor eu nada seria
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor eu nada seria
* Aqui você pode assistir o vídeo com a música Monte Castelo.
* Após a leitura dos textos, você conseguiu estabelecer uma relação(ões) entre eles? Qual(is)?
* Você pode apresentar outros textos que apresentam algum diálogo com esses textos.
Por fim, apresentei os tipos de links indesejáveis que encontro diariamente quando acesso sites:
O primeiro chamei de "links que atrapalham". Sim, eles dificultam a leitura do site.
O segundo grupo chamei de "links que aparecem a partir de pesquisas feitas anteriormente". Há dias, realizei a pesquisa dos produtos destacados com a seta, e eles reaparecem todas as vezes em alguns sites que acesso.
Roseane e Cecília apresentaram o texto "Os gêneros textuais e o desafio de alfabetizar letrando", de Júlio César Araújo (UFC), disponibilizado blog da Luziana. A partir da apresentação, realizamos discussões acerca do texto.
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