quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Aula 14/10/2015

Na aula do dia 14, o professor iniciou as discussões falando das mudanças nos conceitos de links. Continuamos, também,  as  discussões acerca dos gêneros digitais, com a apresentação de alguns textos.

Sandra e Josineise apresentam o texto "Gêneros digitais: as TIC como possibilidades para o ensino de língua portuguesa". Na discussão, foram levantadas questões relativas aos conceitos de gênero e ao ensino de língua portuguesa.Em seguida, Eliezer falou da imposição do uso das tecnologias nas escolas

Edson conduziu a reflexão sobre o texto " Gêneros textuais digitais: ensino/aprendizagem da web literatura", de Jéssica Carneiro. Foi destacado o conceito de "transletramentro hipertextual" apresentado pela autora do artigo, noção que toma como base a variedade de gêneros textuais e digitais que circulam na web. Os slides e o texto apresentados estão no blog do Edson. 

A atividade com questões sobre hipertexto e gêneros digitais ficou para ser discutida na aula do dia 21/10.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Retorno às aulas 7/10/2015

Com o fim da greve  e retorno das atividades acadêmicas, voltamos às aulas de Hipertexto e Gêneros Digitais.
No começo do encontro, o professor falou sobre a organização do calendário acadêmico, e retomou a discussão sobre hipertexto e gêneros digitais. Foram apresentadas as seguintes questões para que pudéssemos refletir e retomar o que tratamos.

1- Apontem as principais semelhanças e diferenças entre texto e hipertexto, dividindo-as em três aspectos:

2- Qual a relação entre internet, web e hipertexto?

3- Quais as principais funções dos links? Dentre as funções chamadas retóricas, quais as que vocês percebem como as mais importantes ou as mais usuais?

4- Sobre o chamados gêneros digitais, apresentem a(s) definição(ões) de gênero que perceberam ser mais produtivas para suas pesquisas/atividades com as linguagens no meio digital.  Com base nessa(s) teoria(s) façam um elenco de gêneros digitais, justificando cada um dos gêneros elencados mediante um enquadramento teórico.